Palestras e Bazar reúnem empreendedores criativos no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments


Empreendedores das áreas de artesanato sustentável, cultura alimentar, pintura e brinquedos infantis regionais participaram, na manhã desta terça—feira (9/12), de palestras sobre Economia Criativa, iniciativa do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) em parceria com a Incubadora Pará Criativo dentro da programação do Natal Cultural do PCT Guamá (foto acima), que inicia hoje também com um bazar que traz opções de presentes criativos e segue até o dia 11/12 no prédio Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), no parque paraense.

O histórico do conceito, o contexto e as práticas da economia criativa no mundo, no Brasil e no Pará foram apresentados por Manoel Ruy Secco (foto abaixo), coordenador de articulação institucional da Pará Criativo, na palestra Entendendo a Economia Criativa. “É um novo olhar repensado, com criatividade e inovação, para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas”, definiu Secco. O palestrante também destacou como funciona uma cadeia produtiva criativa e o importante papel da cultura nesta economia do simbólico. “É a partir da cultura de cada país, região e cidade que são gerados os produtos criativos, que têm nesta diversidade sua identidade e principal matéria-prima”, mencionou.




 Os positivos indicadores que sinalizam um mercado em franco crescimento para a economia criativa também foram apresentados por Secco, que reforçou a importância dos empreendedores buscarem capacitação, trabalhar em rede e estarem atentos às oportunidades de negócios e de captar recursos para operacionalizarem seus empreendimentos. “Assim como em outros setores econômicos, é preciso buscar informação, conhecimento, se preparar como gestor e ter persistência”, concluiu.

 Na palestra Pitch: Inovação e Sustentabilidade – Oportunidade de Negócios Criativos com Resíduos Sólidos, Guilherme Repilla (foto abaixo), assessor cultural da Pará Criativo, cenógrafo e carnavalesco, falou sobre suas experiências com o reaproveitamento de materiais recicláveis para gerar artesanato criativo. “Transformamos resíduos sólidos, como garrafas pet, copos descartáveis e pneus, em artesanato criativo. Nossa intenção é também mostrar às pessoas como este processo é construído e os resultados positivos”, relatou.



 Promover mais iniciativas de fomento à economia criativa é uma das novas frentes do PCT Guamá, que será fortalecida a partir de 2015, de acordo com o diretor-presidente do parque paraense, Antônio Abelém. “A ideia é intensificar a parceria com a Pará Criativo, envolvendo mais empreendedores criativos na rede do PCT Guamá, porque observamos este mercado como bastante promissor para quem produz em nossa região, que é tão rica em diversidade e potencialidade cultural”, declarou.

 Para a empreendedora Marília Santos, que trabalha com chocolates regionais, as palestras contribuíram para o aprimoramento técnico em gestão. “Estas iniciativas apresentam uma visão melhor sobre o mercado, sobre como devemos nos posicionar para vender e crescer dentro e fora da nossa região e da necessidade da busca constante pela melhoria da qualidade em nossas produções”, disse.

A artesã Doris Cunha, da ilha do Combu, diz que o compartilhamento de conhecimento deve ser permanente. “Sempre participo de palestras sobre empreendedorismo e acho que este aprendizado ajuda bastante na prática das vendas em nossos negócios. As palestras e a oportunidade de participar do bazar cultural também nos aproximam de espaços que divulgam informações sobre inovação como o PCT Guamá e a Pará Criativo”, declarou.

 Para a design de produtos Mônica Ferreira,  do Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema), acompanhar as palestras e participar do bazar cultural incentivam o desenvolvimento do seu negócio. “Para mim, estas ações foram providenciais porque percebi, através dos conceitos apresentados, que eu já trabalhava, intuitivamente, como empreendedora criativa. Foi muito bom também conhecer o positivo contexto do mercado e saber da importância de trabalhar em rede”, afirmou.

 Natal Cultural – As palestras sobre economia criativa compõem a programação do Natal Cultural do PCT Guamá, que iniciou nesta terça-feira (9/12) e segue até o dia 11/12 com o Bazar Cultural (foto abaixo), das 9h às 18h, onde estão sendo comercializados artesanatos regionais e sustentáveis, pinturas, peças de decoração criativas, produtos natalinos, chocolates, licores e brinquedos regionais.





No dia 11/12, a partir das 8h, uma ampla programação cultural, envolvendo atividades teatrais, de dança, música, quadrinhos e audiovisual, será apresentada para 200 crianças de famílias das comunidades do entorno do PCT Guamá e atendidas pelos ambulatórios de autismo e dificuldade de aprendizagem, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, que também receberão presentes doados por anônimos e parceiros da rede do PCT Guamá.


Visitantes – Empresários e pesquisadores que integram o grupo de 17 universidades e empresas brasileiras e europeias que desenvolverão nos próximos  dois  anos  o  projeto  “GLOBAL  ITV :  interoperabilidade  de  sistemas  de  TV interativos  e  híbridos  –  Uma  nova  proposta  de  avanço  para  o  futuro” visitaram no final da tarde desta terça-feira o PCT Guamá.

Eles estão participando de reunião de trabalho organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e que envolve o Laboratório  de  Pesquisa  e  Experimentação  em  Multimídia  da  Assessoria  de  Educação  a Distância (AEDi),  o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia do Instituto  de Letras e Comunicação  (ILC),  a  Faculdade  de  Computação  do  Instituto  de  Ciências  Exatas  e  Naturais  (ICEN),  o Laboratório  de  Computação  e  Telecomunicações  (LCT)  e  o  Laboratório  de  Planejamento  de  Redes  de  Alto Desempenho  (LPRAD),  estes  dois  últimos  vinculados  ao  Instituto  de  Tecnologia  (ITEC).

Na visita ao PCT Guamá serão recebidos pelo diretor-presidente, Antônio Abelém, que apresentará o parque paraense. Também visitarão o Bazar Cultural para conhecer os produtos criativos disponíveis.

Parceiros – O Natal Cultural do PCT Guamá envolve parceria de várias empresas e instituições ligadas às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação como o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Duo Classic, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), o CB Engenharia, o Comando da 8ª Região Militar- 8ª Divisão de Exército, a equipe de transporte da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Copem e doadores anônimos.

Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, organização social sem fins lucrativos,  criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do Programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). 

 

 

Serviço

As doações de brinquedos, para crianças de 4 a 12 anos, podem ser feitas até o dia 10 de dezembro na Secretaria Executiva do parque paraense. Mais informações: (91) 3321-8900.

 

Texto e fotos: Solange Campos  – ASCOM PCT Guamá


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *