Fundação Guamá e Fapespa firmam acordo para execução do Centelha

adminNotícias0 Comments

 Na manhã desta segunda (14), a Fundação Guamá, organização gestora do PCT Guamá, e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) assinaram contratos com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a execução do Centelha, programa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores no Brasil.

Iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, o Centelha é operado por meio de parceiros estaduais credenciados, utilizando recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

No início do semestre a Fapespa e a Fundação Guamá apresentaram uma proposta conjunta para a seleção pública dos parceiros operacionais estaduais, realizada por meio de carta convite.

“Nós parabenizamos a iniciativa da Fapespa de finalmente trazer o Centelha ao estado do Pará. O programa contará com um aporte em torno de R$ 3 milhões para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores na região. Fico muito feliz que essa parceria esteja sendo celebrada no período em que o PCT Guamá comemora 10 anos, isso mostra o nível de amadurecimento não somente da infraestrutura do parque, mas da nossa capacidade de apoiar o fortalecimento de empresas”, pontuou Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, durante a cerimônia.

Além do Centelha, a manhã também foi marcada pela celebração do Inova Amazônia, um programa de aceleração voltado para pequenos negócios, entre eles startups e pessoas físicas com ideias de negócios que tenham como premissa a utilização sustentável de recursos naturais e bioinsumos da Amazônia Legal.

A iniciativa será realizada pelo Sebrae no Pará, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e pela Fundação Guamá. Na manhã do dia 14/12 foi firmado o primeiro convênio, entre o Sebrae e a Sectet. Em um segundo momento, haverá a assinatura de um convênio com a Fundação Guamá.

A perspectiva é que os dois programas comecem a rodar no primeiro semestre de 2021.

—–
📷: Ascom Fapespa
Com informações do Sebrae no Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *