Fundo Newton promove missão empresarial Brasil-Reino Unido focada em Smart Cities

adminNotícias0 Comments

Empresas brasileiras interessadas em desenvolver tecnologias junto a empresas britânicas na área de cidades inteligentes (smart cities) são o foco do workshop que será realizado nos dias 23 e 25 de janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente. Para participar, as empresas interessadas devem realizar sua inscrição até às 17h do dia 13 de Janeiro de 2017 e aguardar o processo seletivo da embaixada do Reino Unido.

O workshop, no âmbito do edital de inovação Fundo Newton, é uma oportunidade de encontro com 14 empresas britânicas interessadas no desenvolvimento de soluções urbanas com impactos sociais e econômicos. Não haverá financiamento à participação de empresas brasileiras nos eventos – exceto pelo almoço, que será oferecido no local.

A iniciativa do Fundo Newton faz parte do edital de inovação entre MDIC/BNDES/EMBRAPII e Innovate UK, firmado em novembro de 2016 e aberto até 3 de maio de 2017. Por meio desta colaboração, busca-se o estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e britânicas interessadas em desenvolver soluções tecnológicas em resposta aos desafios sociais, ambientais e econômicos das cidades brasileiras. As áreas elegíveis da chamada são: Internet das coisas, big data, smart grids, tecnologias de transporte multimodal, tecnologias de gerenciamento de tráfego, soluções em energias limpas, infraestrutura de água e esgoto e infraestrutura verde-azul.

Programação do Workshop
São Paulo: 23 de janeiro
Belo Horizonte: 25 de janeiro

8h30 – 9h: Arrival of delegates and coffee
9h – 9h15: Opening address
9h15 – 9h30: UK Government & Newton Fund Programme
9h30 – 10h10: Introduction of Funding Organisations, with Summary of Call and Call Process
10h10 – 10h40: Introduction to Brazil urbanization challenges and links to Brazil-UK Newton Fund scope
10h40 – 11h00: IP Management in International R&D Collaboration
11h – 11h15: Coffee break
11h15 – 12h30: UK Delegate Presentations
– Brokering format briefin
– 14-15 UK delegate
– Each delegate gets a 5-min pitch (4min slide + 1min Q&A)
12h30 – 13h30: Networking Lunch
13h30 – 14h30: Brazilian Delegate Presentation
– 10 Brazilian delegates
– Each delegate gets a 5-min pitch (4min slide + 1min Q&A)
14h30 – 17h00: 1-to-1 Meetings
17h:  Summary and close

Perfil das empresas britânicas que participarão do workshop

Advizzo – startup de impacto social fundada em 2015 com o objetivo de otimizar a gestão de água e energia das empresas de serviços públicos através de um software, encaixando-se, portanto, nos setores de Soluções para Energia Limpa e Gestão de Água e Resíduos. Não possui filial no Brasil.

Bathwick Eletrical – pequena empresa de consultoria em engenharia elétrica fundada em 2007 especializada no desenho de máquinas elétricas e aparato eletromagnético. Estão interessados em desenvolver um gerador de energia eólica com parceiros brasileiros, encaixando-se portanto no setor de inovação urbana. Não possuem filial no Brasil.

Digital Catapult – aceleradora de startups digitais e também consultora de grandes companhias que queiram tornar-se digitais. Tem como objetivo “Ajudar a aumentar o número de negócios digitais.”. Fundada em 2013, tem sede em Londres.

Future Cities Catapult – média empresa que atua como uma aceleradora de startups de impacto. Fundada em 2013, com sede em Londres, capacita empresas inovadoras que buscam novas soluções para problemas urbanísticos. Não possui filial no Brasil.

Green Fuel Research – empresa de grande porte com sede em Berkeley, RU. Fundada em 2003, ela é especialista na construção e contratação de equipamentos para a produção de biodiesel, além de ser uma refinaria desse combustível. Encaixando-se no setor de soluções para energia limpa. Possuem um escritório no Rio de Janeiro.

Gyana – startup fundada em 2014, com sede em Londres. Trabalham com pesquisa de mercado e usam de Inteligência Artificial; Big Data; Machine Learning; Sentiment Analysis; análise geoespacial e etc. para esboçar dados da interação de populações urbanas com as novas tecnologias para, então, prospectar cenários às empresas interessadas em informações relativas ao seu mercado. Não possui filial no Brasil.

Institute for Environmental Analytics – lançado em 2015 com um aporte inicial de 5,6 milhões de euros advindos do HEFCE Catalyst Fund, um fundo para inovação em educação na Inglaterra. O IEA trabalha com P&D aplicada e tem por objetivo desenvolver tecnologias, conhecimentos e habilidades que são urgentes para transformar a pesquisa de ponta sobre desafios ambientais em soluções comerciais relevantes que estejam ao alcance de setores chaves da sociedade.

Integrated Environmental Solutions – empresa de médio porte sediada em Glasgow, RU. Presta serviços de software, consultoria e educação em prédios verdes, e gestão sustentável. Através de um software de análise 3D, oferecem uma grande variedade de modelos de eficiência energética para prédios. Não possuem filial no Brasil.

IMGeospatial – startup fundada em 2015 com sede em Bucks, RU. Prestam análise automatizada com uma abordagem colaborativa e multidisciplinar que busca prover soluções para uma variedade de desafios enfrentados por muitos setores da indústria através do globo. Prestam uma série de serviços, tais como: criação de novos insights e inteligência de negócios; criação de rentabilidade sustentável; resolução de problemas praticamente em tempo real; aumento do planejamento e mitigação dos riscos; integração à plataformas geoespaciais existentes; facilitação mudanças positivas na sociedade.

Inavya Ventures – companhia privada de P&D que dá suporte à startups britânicas de base tecnológica em Machine Learning e Tecnologias Médicas. É sediada em Londres. Foi fundada em 2012.

Oxford Brookes University – nova universidade em Oxford, Inglaterra. Tem suas origens em 1865, quando a antiga Oxford School of Art foi estabelecida. Ganhou status de universidade em 1992.

Perpetual V2G Systems – startup fundada em 2013. Trabalha com tecnologia limpa, sistemas de redução de carbono, sistemas de armazenagem de energia solar, soluções para poder marítimo, apoio a veículos elétricos, projetos de sistemas isolados de geração de energia. Baseia-se em Wales, RU.

Red Ninja – companhia de design tecnológico de pequeno porte baseada em Liverpool, RU. Fundada em 2011 trabalham com Big Data, desenvolvimentos de apps, engenharia elétrica, ciência biomédica, tecnologia de sensores, Internet of Things (IoT), Smart Cities e machine learning. Desenvolvem desde jogos mobile e apps até pesquisas de ponta em saúde, transporte, vendas, educação, planejamento urbano e meio ambiente. Não possuem filial no Brasil.

SEaB Energy – pequena empresa baseada na University of Southampton Science Park, em Southampton, RU. Fundada em 2009, trabalha com energia verde, recursos renováveis e meio ambiente. Já produziram duas máquinas de “digestão anaeróbica”, que gera energia a partir de dejetos. Não possuem filial no Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *