Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Escola técnica Celso Malcher conquista prêmio no Inova Servidor

A Escola de Ensino Técnico do Pará Dr. Celso Malcher faz parte do complexo do PCT Guamá

Aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos da rede pública é um dos objetivos do Gamificação Celso Malcher, projeto que conquistou o primeiro lugar, na categoria serviços, no concurso Inova Servidor, desenvolvido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará, EGPA. A iniciativa premiada é da A Escola de Ensino Técnico do Pará Dr. Celso Malcher, EETEPA, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia, PCT Guamá. A premiação ocorreu no teatro gasômetro em Belém, na quarta-feira, 09.

A notícia do prêmio foi recebida com surpresa e alegria por alunos e pela coordenação de integração da escola. “É importante ressaltar que esse destaque, dentre todas as secretarias e órgãos do Estado, com um projeto voltado a educação, e que veio de uma escola técnica localizada no bairro da Terra Firme, representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por todos da escola, e que principalmente está mudando vidas”, reforça o coordenador Andrey Rabelo.

O objetivo do Gameficação é promover ações didático-pedagógicas inovadoras na formação de professores e alunos da EETEPA

O Gamificação, metodologia que usa a lógica dos games na educação para tornar o aprendizado mais atrativo, tem como principal objetivo promover ações didático-pedagógicas inovadoras na formação de professores e alunos da EETEPA. O projeto visa adquirir conhecimentos e dar soluções para problemas específicos no ambiente da instituição. Uma das etapas da iniciativa foi uma gincana, que mobilizou toda a escola em uma competição virtual com representantes de turmas, em junho do ano passado. A proposta inovadora foi pensada para envolver a comunidade escolar em atividades que usam as mecânicas dos games para promover engajamento, e potencializar a busca pelo conhecimento.

Inova Servidor

Essa foi a terceira edição do prêmio Inova Servidor, com o tema: Consolidando a Cultura de Inovação. O evento reúne servidores e instituições com ideias e projetos que possam mudar determinado atendimento ao público ou transformar serviços a um baixo custo.

Destaque no Ideb

A escola também foi a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na Região Metropolitana de Belém, e a sexta no Pará com nota 4.6, entre as escolas públicas estaduais e federais. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 21, pelo Ministério da Educação.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com a finalidade avaliar a qualidade do aprendizado nacional e criar metas para melhorar o ensino nas escolas. O índice é um indicador importante para monitorar a qualidade da educação, sendo calculado a partir de componentes como: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. O Ideb avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

Inaugurada em 2018, a escola Dr. Celso Malcher desenvolve suas atividades utilizando um sistema de aprendizado científico, o STEM, que significa Science, Tecnology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), um tipo de metodologia que integra as disciplinas educacionais. Trata-se de um conceito inovador de educação. Os programas de aprendizados baseados neste modelo propõem aumentar o interesse dos alunos para seguirem carreiras nessas áreas. É uma forma de aprendizado que combina o ensino tradicional em sala com atividades digitais e práticas, para que os alunos tenham diferentes experiências no aprendizado e na resolução de problemas.

A instituição técnica oferece ensino médio integrado com cursos técnicos como administração, alimentos, informática, informática para internet, meio ambiente e segurança do trabalho, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. Os alunos contam ainda com atividades de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), como introdução de geração de energia solar, biossegurança e lógica de programação. A unidade faz parte da integração do ensino médio regular com a educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados