Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá sedia workshop que discute uso de IA para diagnóstico precoce do câncer de colo de útero

Projeto usa a Inteligência Artificial para auxiliar no diagnóstico precoce da doença
Foto: Sérgio Moraes – Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá sediou, nesta segunda-feira (11), a abertura do 1º Workshop Brasil++, evento que marca o início das atividades do projeto Brasil++: Rede de Cooperação em Inteligência Artificial e Saúde para o Auxílio ao Diagnóstico Precoce de Câncer Cervical. A iniciativa reúne autoridades, especialistas em oncologia e inteligência artificial, além de representantes de instituições estrangeiras, para discutir soluções tecnológicas voltadas à saúde.

Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o terceiro que mais mata mulheres no Brasil e o segundo mais incidente entre as neoplasias femininas na região Norte. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) torna-se uma aliada para acelerar o diagnóstico, sobretudo em áreas com difícil acesso a serviços de saúde.

Coordenado pelo Prof. Dr. Renato Francês e com a vice-coordenação da Profa. Dra. Evelin Helena Cardoso Gomes, o workshop prossegue até quinta-feira (14) com uma programação de oficinas voltadas à aplicação de IA em pesquisas. As atividades, destinadas aos integrantes do Centro de Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial (CCAD-IA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), são ministradas por pesquisadores brasileiros que atuam no exterior, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da ciência, tecnologia e inovação.

Durante a semana, os participantes estrangeiros também visitarão espaços estratégicos, como o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), unidades básicas de saúde, a UFPA e o Hospital Barros Barreto. Nessas visitas, conhecerão os fluxos de coleta e análise do exame de Papanicolau e as pesquisas locais em IA voltadas ao diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a Profa. Dra. Evelin Gomes, a proposta do Brasil++ é reduzir o intervalo entre a coleta do exame e a entrega do diagnóstico, especialmente em regiões remotas. “Se a imagem da lâmina coletada puder ser enviada para um sistema baseado em IA, o pré-diagnóstico pode ser feito quase em tempo real, com posterior confirmação por um citologista, esteja ele em Belém ou em qualquer lugar do mundo”, explica. Essa abordagem permite que a coleta seja feita localmente, com preparo da lâmina por um técnico e análise imediata. Em caso de suspeita, a paciente é encaminhada diretamente a um oncologista, diminuindo o tempo entre a detecção da doença e o início do tratamento.

Durante o evento, a professora Mihoko Yamamoto Tsutsumi recebeu menção honrosa em reconhecimento à sua trajetória científica e ao compromisso com a promoção de uma saúde mais justa e acessível, especialmente em regiões que enfrentam desafios logísticos e estruturais, como a Amazônia.

A iniciativa integra a estrutura do futuro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IAmazônia (INCT IAmazônia), aprovado no edital 46/2024 do CNPq como a única proposta da Amazônia Legal voltada à inteligência artificial. O instituto reunirá pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia para desenvolver soluções voltadas não apenas à saúde, mas também à qualidade da água dos rios amazônicos e ao combate à desinformação com base na ciência.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese