Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá lança programa Impulso Amazônia para fortalecer inovação e negócios sustentáveis

Jornada intensiva fortalece startups e empresas do PCT Guamá
Foto: Vinícius Pinto / Agência Pará

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá lançou, nesta quarta-feira (23), o programa Impulso Amazônia, voltado ao fortalecimento de startups, empresas residentes e associadas ao complexo. A iniciativa oferece uma jornada de cinco meses, com foco na validação de modelos de negócio, desenvolvimento de competências, internacionalização e conexão com redes especializadas.

O programa contempla 17 workshops temáticos, mentorias individuais mensais e o apoio de um conselho de mentores multidisciplinar, formado por especialistas em áreas como captação de recursos, propriedade intelectual, branding, planejamento financeiro, transformação digital, engenharia de produto, vendas e liderança empreendedora.

Outro diferencial da iniciativa é a integração com laboratórios residentes do PCT Guamá, que funcionam como suporte técnico-científico para a aplicação de tecnologias em produtos e serviços.

“Esse é um programa muito simbólico para nós. Foi uma das primeiras propostas que recebemos quando iniciamos a gestão e, desde então, colaboramos ativamente para sua construção, com escuta, diálogo e muito empenho. O nome ‘Impulso’ traduz bem a nossa intenção: gerar movimento, concentrar energia e alavancar soluções que façam sentido para a Amazônia”, destacou João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia gestora do complexo.

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Com início previsto para agosto de 2025, a primeira edição do programa terá inscrições abertas em breve, por meio de um portal exclusivo. O processo é simplificado e dá acesso a uma rede qualificada de mentores, parceiros e prestadores de serviços credenciados.

“O Impulso Amazônia vem para somar a uma série de iniciativas que o Estado já desenvolve com foco na inovação. Programas como o Centelha e o Tecnova, que já injetaram milhões em empresas paraenses, mostram que temos um ecossistema pulsante. Esta nova iniciativa, liderada pela Fundação Guamá em parceria com a Sectet, reforça o papel do PCT como elo entre universidade, empresas e soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirmou Deivison Barbosa, diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

O Impulso Amazônia é uma iniciativa executada pela Fundação Guamá, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Referência em inovação na Amazônia 

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese