Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Governo do Estado avança na discussão sobre a regulamentação da Inteligência Artificial no Pará

O Grupo de Trabalho reúne PCT Guamá, PGE, Prodepa, EGPA e CBMPA
Foto: Rodrigo Pinheiro – Agência Pará

O Governo do Pará está elaborando a Estratégia Paraense de Inteligência Artificial (EPIA) e um Marco Legal Estadual sobre o uso da IA, reafirmando seu compromisso com a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável. Em maio, foi publicado o Decreto nº 4.690, que instituiu um Grupo de Trabalho (GT) com a missão de propor diretrizes preliminares para a adoção responsável da tecnologia no estado.

A iniciativa reconhece a inteligência artificial como uma ferramenta estratégica e transversal, capaz de transformar a administração pública, impulsionar a inovação e promover soluções alinhadas à diversidade cultural, social e digital do Pará.

De acordo com a procuradora do Estado Lilian Haber, presidente do GT, o grupo tem como objetivo mapear o uso atual da IA no estado e projetar cenários futuros com base em boas práticas e soluções que priorizem a ética e o interesse público. “O GT é um primeiro passo importante para pensar políticas públicas de forma integrada. Trabalhamos em dois eixos principais: um voltado à administração pública, analisando como a IA pode aprimorar a gestão e os serviços; e outro com foco na inovação, especialmente em áreas como saúde, meio ambiente e monitoramento climático”, explica.

Atuação integrada

O Grupo de Trabalho é composto por instituições estratégicas do estado, entre elas a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, a Escola de Governança Pública (EGPA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

Representando a Prodepa, o assessor técnico Ulisses Weyl destacou a contribuição da empresa no processo de transformação digital do estado. “A Prodepa contribui com conhecimento técnico e capacidade de execução. Atuamos transversalmente com todos os órgãos do Executivo, o que nos permite desenhar e implementar soluções baseadas em IA com foco no interesse público, soberania digital e sustentabilidade”, afirmou.

O PCT Guamá, que atua na interface entre academia, setor público e mercado, também tem papel central na formulação das diretrizes. Para o diretor técnico Carlos Renato Francês, a participação do Parque é estratégica: “Temos experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas alinhadas à realidade local. Essa vivência será essencial para garantir que o Marco Legal de IA tenha aplicabilidade prática e respeite as especificidades regionais.”

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

O PCT é o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo tem mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese