![](http://pct.c63a6f4c.configr.cloud/wp-content/uploads/2025/02/Foto-Ceamazon-e-Lableite-Ondrone-1-1024x576.png)
O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon/UFPA), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, completa 15 anos de atuação com o lançamento da primeira edição do Programa “Ceamazon de portas abertas”. A iniciativa, que se estenderá até o segundo semestre de 2025, proporcionará ao público a oportunidade de conhecer de perto as pesquisas e inovações desenvolvidas nos laboratórios da instituição.
A cada mês, o Ceamazon abrirá suas portas para visitas, apresentações e interações com pesquisadores. A programação especial encerrará em setembro, quando o centro celebrará oficialmente o aniversário de 15 anos.
A abertura do programa será nesta terça-feira (18) com a visita ao Laboratório de Qualidade da Energia Elétrica (LABQUALI), onde serão apresentadas pesquisas relacionadas à eficiência e confiabilidade dos sistemas elétricos. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do formulário de inscrição.
Calendário de visitas
Fevereiro: Laboratório de Qualidade da Energia Elétrica (LABQUALI)
Março: Laboratório de Concepção e Análise de Dispositivos Elétricos (LCADE)
Abril: Laboratório de Instalações Elétricas (LIE)
Maio: Laboratório de Mobilidade Elétrica (LABSIMA)
Junho: Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes (LADIM)
Julho: Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas Elétricos e Termo Energéticos (LABSIM)
Agosto: Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes (LABMOTRIZ)
Setembro: Celebração dos 15 anos do Ceamazon
O Ceamazon
O Ceamazon é referência em pesquisas e serviço voltadas à otimização do uso da energia elétrica na região. Atua em áreas como eficiência energética e sistemas elétricos, com serviços de certificação de edificações para a eficiência energética e conforto ambiental, e qualidade elétrica de edificações.
Ao longo de 15 anos, o Ceamazon tem promovido iniciativas voltadas à sustentabilidade e inovação, contribuindo significativamente para o avanço da ciência e da tecnologia energética no Brasil.
Inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que conta com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável para melhorar a qualidade de vida da população.
Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades parceiras, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.
O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.
O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.