Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá fornece infraestrutura privilegiada e auxilia o crescimento de startups inovadoras

Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará

Ambiente planejado de crescimento empresarial, o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, atua na criação e atração de empreendimentos para o Estado do Pará. Empresas instaladas no complexo possuem acesso a serviços e capacitações voltadas ao crescimento e a segurança financeira dos negócios. Atividades de incubação e de aceleração de startups também estão incluídas na rede de conexões do parque.

Nos últimos anos, a residente do PCT Guamá desde o ano de 2019, a startup Medbolso, especialista no gerenciamento de serviços médicos, teve um crescimento significativo e vem conquistando espaço no mercado, a partir de interações estratégicas dentro de um complexo com estímulo à inovação. “Aqui nós temos acesso a uma infraestrutura privilegiada, a um valor abaixo do que encontramos no mercado fora do parque. Sendo assim, é possível trabalhar com tecnologia de ponta, como conexão de internet de alta velocidade e estável, com custos já embutidos no aluguel e outros serviços como consultorias e mentorias”, disse o CEO da empresa, Adaiton Lima que enfatizou que devido a localização do PCT Guamá, estrategicamente entre UFPA e UFRA, foi possível “atrair talentos importantes ao time, como estudantes de graduação e pós-graduação, que contribuem com os nossos serviços”.

Gestão Inovadora

A startup atingiu em 2023, o breakeven, momento de equilíbrio de uma empresa, que ocorre quando custos e despesas operacionais são iguais à receita. Com a conquista, a empresa se prepara para oferecer no próximo ano, serviços financeiros inovadores, contratar mais profissionais, e investir na capacitação dos colaboradores com foco no crescimento da carteira de clientes.

A residente do PCT Guamá desenvolveu um aplicativo para auxiliar profissionais da saúde no gerenciamento de procedimentos, plantões e consultas. Atualmente, 2 mil médicos são beneficiados pela solução e estão divididos entre pagantes e utilizadores da modalidade gratuita do aplicativo. Na ferramenta, o profissional da saúde pode acessar as informações de faturamento, visualizar o histórico de plantões e realizar o atendimento de consultas.

“Um parque de ciência e tecnologia é um local de encontros. Encontro de startups com público universitário, estudantes com grandes empresas, instituições públicas e privadas, e de instituições de fomento à inovação com empreendedores de diferentes graus de maturidade. Temos percebido um aumento significativo nestas interações desde a pandemia que resultam em grandes oportunidades para todos os nossos residentes”, afirma Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social gestora do Parque.

Vantagens no PCT Guamá 

Empresas e instituições instaladas no parque são incluídas no Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas, conhecido como “Guamá Business”. Podem acessar serviços como mentorias (orientações prestadas por profissionais da Fundação Guamá e empreendedores credenciados), consultorias com descontos, assessoria técnica, atividades de qualificação (cursos, oficinas, palestras e treinamentos), apoio à participação e realização de eventos, assim como a criação de networking a partir da participação na rede de contatos locais, nacionais e internacionais do complexo.

Os residentes do PCT Guamá têm descontos nos serviços tecnológicos prestados por laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento, em áreas como biotecnologia, alimentos e energia. Além de segurança 24h, três conexões de internet de 10 gigabits, coleta de lixo e manutenção civil e elétrica das áreas comuns.

A residência em parques tecnológicos e incubadoras de empresas também confere competitividade em alguns editais nacionais e acesso a fundos de investimento.

A Inteceleri também fecha o ano com conquistas. A startup, primeira residente do PCT Guamá, conquistou um lugar de destaque na cena empresarial brasileira, sendo incluída na lista das 100 Startups para Observar em 2023, na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. A lista coloca em foco as empresas de tecnologia com maior potencial de impacto no mercado brasileiro nos próximos anos.

Referência em inovação

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados