A empresa Medbolso, especialista no gerenciamento de serviços médicos, atingiu o breakeven, que é o ponto de equilíbrio de uma empresa, que ocorre quando custos e despesas operacionais são iguais à receita. A empresa, situada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, se prepara para oferecer serviços financeiros inovadores no ano de 2024.
“Com o breakeven, nós contratamos mais pessoas e estamos capacitando-as para ajudarem o comercial, vendas e suporte para que com isso tenhamos cada vez mais clientes. Nosso foco agora é o crescimento da nossa base de clientes”, afirma Adailton Lima, CEO e um dos sócios-fundadores da Medbolso.
Gestão inovadora
A Medbolso surgiu a partir da necessidade de dois médicos anestesistas que buscavam uma alternativa que possibilitasse a melhor gestão de guias médicas e com o apoio de um administrador, que tivesse a expertise em gestão de cooperativas e profissionais da área de tecnologia, a equipe desenvolveu uma ferramenta própria para auxiliar profissionais da saúde no gerenciamento de procedimentos, plantões e consultas. A iniciativa otimiza a diminuição de glosas, faturamentos não recebidos ou recusados por problemas de comunicação entre clínicas e convênios.
Atualmente, dois mil médicos são beneficiados com a solução, divididos entre pagantes e utilizadores da versão freemium, versão gratuita do aplicativo. Na plataforma, o profissional da saúde pode acessar as informações de faturamento, visualizar o histórico de plantões e realizar o atendimento de consultas.
Residentes do PCT Guamá desde o ano de 2019, a startup se beneficia das diversas vantagens de estar instalada em um parque tecnológico, como conta Adailton. “Temos acesso a uma infraestrutura privilegiada, um valor abaixo do que encontramos no mercado fora do parque. Com isso, é possível trabalhar com tecnologia de ponta, como conexão de internet de alta velocidade e estável, com custos já embutidos no aluguel e outros serviços como consultorias, mentorias, e etc. A localização do PCT Guamá, estrategicamente entre UFPA e UFRA, nos fez atrair talentos importantes ao nosso time, como estudantes de graduação e pós-graduação, que contribuem com os nossos serviços”.
Vantagens no PCT Guamá
As empresas e instituições que estão instaladas no parque, são incluídas no Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas, conhecido como “Guamá Business”. Todas podem acessar serviços como mentorias (orientações prestadas por profissionais da Fundação Guamá e empreendedores credenciados), consultorias com descontos, assessoria técnica, atividades de qualificação (cursos, oficinas, palestras e treinamentos), apoio à participação e realização de eventos, assim como a criação de networking a partir da participação na rede de contatos locais, nacionais e internacionais do complexo.
Os residentes do PCT Guamá possuem descontos na utilização dos serviços tecnológicos prestados por laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento, em áreas como biotecnologia, alimentos e energia. Além disso, eles também têm a garantia da segurança 24 horas, três conexões de internet de 10 gigabits, coleta de lixo e manutenção civil e elétrica das áreas comuns.
A residência em parques tecnológicos e incubadoras de empresas também confere competitividade em alguns editais nacionais e acesso a fundos de investimento.
Tecnologia e praticidade
A empresa pretende entrar no mercado de soluções financeiras digitais no próximo ano, ampliando a gama de serviços ofertados. Um exemplo disso é a possibilidade do adiantamento de vencimentos médicos gerenciados com a Medbolso e aprovados pelos bancos parceiros. Em conjunto com o MVBank, a empresa está desenvolvendo um método inovador para adiantar recebíveis diretamente aos médicos, em um formato de indicação de oportunidade e comissão por taxa de sucesso.
“Quando existem profissionais médicos com um lastro de recebimentos gerenciados no Medbolso que demonstrem o seu interesse em receber antes do prazo que os convênios e hospitais pagam, nós fazemos a conexão com o parceiro bancário, que pode calcular as taxas e adiantar os valores. Com o contrato fechado e adiantamento feito, os médicos, os parceiros que indicam a oportunidade, as cooperativas e empresas médicas participantes podem ser remunerados pelo sucesso da oportunidade identificada”, explica o CEO.
A Medbbolso conquistou o atestado de capacidade técnica, junto ao Governo do Espírito Santo, com a aplicação da solução de Escalas e Plantões no HESVV (Hospital Estadual de Vila Velha), e tem planos de estruturar o setor comercial com objetivo de atuar também na gestão de serviços de saúde pública no Brasil, focando na transparência do uso de recursos empregados nos pagamentos de escalas de plantões de profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros.
Referência em inovação
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.
Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.
Texto: Ayla Ferreira sob supervisão de Sérgio Moraes