PCT Guamá realiza evento nacional para destacar inovação sustentável na Amazônia

Foto: Agência Pará

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá será palco do “Amazônia Tech: Parques tecnológicos e inovação Sustentável na Amazônia”, evento promovido nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de 9h às 18h, no auditório do Espaço Inovação. As inscrições são gratuitas e a participação é sujeita a lotação do auditório.

Especialistas locais e de outras regiões do país se reunirão para somar conhecimentos e destacar a inovação sustentável na Amazônia, discutir alternativas para novos parques tecnológicos na região, analisar abordagens na bioeconomia e avaliar oportunidades e desafios que impulsionam a economia regional.

A programação inclui palestras, painéis, rodas de conversa, rodadas de negócios, exposição de empresas e atração cultural.

“Este evento é decorrente do Acordo de Cooperação celebrado em Maio de 2023 entre o PCT Guamá, o TecnoPARQ, da Universidade Federal de Viçosa, e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, para promover o desenvolvimento de nossos ecossistemas. Vamos discutir a expansão do modelo de parques tecnológicos em outros locais da Amazônia brasileira, como nos projetos que estamos acompanhando no Amapá, Amazonas e Pará, que aumentarão as oportunidades que o mercado e a academia possuem quando trabalham em sinergia”, explica Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social gestora do complexo.

Foto: Amazonvant

O evento é uma realização do PCT Guamá e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) com iniciativa da Fundação Guamá, conta com patrocínio da Mútua e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ), Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), Parque Tecnológico de Tucuruí (Tecnolago), Parque Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Startup Pará e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Espaço Sustentável

No evento, será assinado pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, o Termo de Compromisso para a construção do Espaço Sustentável do PCT Guamá, um centro de capacitação e eventos, visando fortalecer a colaboração entre empreendimentos inovadores e sustentáveis, além de de coordenar a pesquisa aplicada, prestação de serviços e transferência de tecnologia para impulsionar o desenvolvimento de produtos.

O Governo Federal, através da Finep, do MCTI, anunciou, em agosto deste ano, a liberação de R$ 11 milhões para a construção deste novo prédio. O recurso deve ser liberado até o final de 2023, conforme informou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante a solenidade de anúncio dos valores liberados para parques de ciência e tecnologia em todo país.

Programação

30 de novembro

  • 8h30: Credenciamento.
  • 9h: Mesa de abertura.
  • 10h: Palestra Magna de Abertura.

Palestrante: Celso Pansera (Presidente – Finep).

  • 10h30: Palestra: Inovação, Parques Tecnológicos, e Desenvolvimento da Amazônia.

Palestrante: Sheila Pires (Diretora do Departamento de Apoio a Ecossistemas de Inovação – MCTI).

  • 11h15: Painel 1: Projetos de Parques Tecnológicos para a Amazônia.

Palestrantes: Prof. Dr. Amanda Fecury (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação  – UNIFAP); Prof. Dr. André Mesquita (Diretor executivo – Tecnolago); Prfª. Drª. Taciana Coutinho (Coordenadora – Parque Tecnológico Alto Solimões); Prof. Dr. Rodrigo Quites Reis (Diretor presidente – Fundação Guamá).

  • 12h15 – 13h30: Intervalo para almoço.
  • 13h30 – 15h: Painel 2: Desenvolvimento de Parques Tecnológicos no Brasil: Experiência do TecnoPARQ e do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Palestrantes: Amaury Acatauassu (Head de Novos Negócios – PIT São José dos Campos); Adriana Ferreira de Faria (Diretora executiva – TecnoPARQ / Presidente eleita – Anprotec).

  • 15h30: Papo Exportação: Exportação e Bioeconomia.

Palestrante: Essio Lanfredi (Gestor regional – ApexBrasil) e Ana Lídia Ribeiro (CEO – Hidromel Uruçun).

  • 16h30: Palestra 3: Indicadores de Parques Tecnológicos.

Palestrante: Prof Dr. Adriana Faria (Diretora-executiva – TecnoPARQ / Presidente eleita – Anprotec).

  • 10h às 17h: Atividade paralela: Exposição de empresas.
  • 18h: Coffee Break.

1.º de dezembro

  • 9h: Palestra 2: Tecnologia e Inovação para Bionegócios.

Palestrante: Prof. Dr. Camilo Amaro (Coodenador do Laboratório de Bioquímica – UFV).

  • 10h: Palestra 3: Oportunidades e desafios da bioeconomia na Amazônia.

Palestrante: Prof. Dr. Luis Adriano Nascimento (Vice-coordenador – LOA/UFPA).

  • 10h50: Apresentação do Edital GovTech – Startup Pará.
  • 11h: Roda de conversa: Iniciativas de bioeconomia, inovação e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Convidados: Sectet, Semas, Fapespa, Sebrae, Finep e Serpro.

  • 12h – 13h: Intervalo para almoço.
  • 13h30 – 17h: Rodada de Negócios, Exposição do Amazon Maker e Tour Virtual.
  • 17h30: Coffee Break e atração cultural.

Serviço

O “Amazônia Tech: Parques tecnológicos e inovação Sustentável na Amazônia” ocorrerá no PCT Guamá, na Av. Perimetral, km 01, S/N, Guamá, nos dias 30 de novembro e 1.º de dezembro, de 9h às 18h, no auditório do Espaço Inovação. As inscrições são gratuitas e a participação é sujeita a lotação do auditório.

Referência em inovação

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados