Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Tecnologia da Informação é destaque em seminário de Segurança do Trabalho

O uso da tecnologia da informação na saúde e segurança no trabalho foi discutido no evento. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Dr. Celso Malcher, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, realizou, nesta terça (22) e quarta-feira (23), seu III Seminário de Segurança no Trabalho, que teve como tema o uso da tecnologia de informação na saúde e segurança no trabalho. O evento, que é o maior do estado entre as escolas técnicas, tem como objetivo promover a interação dos alunos para desenvolver competências pertinentes a área. Durante os dois dias, discentes e professores de diversas EETEPAs participaram de uma série de palestras, cursos e oficinas.

O curso técnico em Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas e públicas. Tem como função aplicar normas técnicas de procedimentos de segurança, resolver questões envolvendo saúde e higiene, e preservação da integridade física dos funcionários, fazer cumprir com as exigências legais e gerenciar os riscos das atividades na prevenção de acidentes.

“Todos os inscritos, inclusive de outras EETEPAs, frequentaram o seminário. Isso nos dá a dimensão da adesão devido o interesse que a área desperta. Neste seminário, os alunos foram ativos na organização do evento, o que dá a eles envolvimento não somente com o que é estudado, mas com outras expertises necessárias, como o planejamento”, comenta Marília Cristina da Costa, coordenadora do curso de Segurança do Trabalho e do seminário.

Deivid Mendes, aluno de Segurança do Trabalho, comenta sobre a importância do seminário e tema central. “Eventos como esse são importantes porque nos colocam em contato com profissionais da área, que nos apresentam novidades. A tecnologia da informação é um recurso importante, já que melhora a qualidade do trabalho, além de dar mais segurança ao profissional, como em casos que drones são usados, por exemplo. Algumas situações são perigosas e o uso da tecnologia nos preserva sem que haja piora de desempenho”.

O aluno é residente em Barcarena e conta sobre a relação que tem com a escola. “Demoro três horas todos os dias a cada ida e volta para casa. O que a escola nos proporciona me motiva a continuar. É difícil, mas vale a pena. Permanecer aumenta minhas chances na área que escolhi atuar. Aqui, tenho tudo o que preciso, ótima estrutura, excelentes professores e apoio sempre que preciso”.

A EETEPA Dr. Celso Malcher oferece ensino médio integrado com cursos técnicos. Os alunos contam atividades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), como introdução de geração de energia solar, biossegurança e lógica de programação. A unidade faz parte da integração do ensino médio regular com a educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

O ingresso é feito através de um Processo Seletivo Seriado (PSS). Caso todas as vagas não sejam preenchidas, a Sectet abre matrículas diretamente na secretaria da escola. O Edital do PSS é publicado no site da Sectet.

Reconhecimento – A EETEPA Dr. Celso Malcher conquistou o primeiro lugar, na categoria serviços, do prêmio Inova Servidor, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O Gamificação, metodologia que usa a lógica dos games na educação para tornar o aprendizado mais atrativo, tem como principal objetivo promover ações didático-pedagógicas inovadoras na formação de professores e alunos da EETEPA. O projeto visa adquirir conhecimentos e dar soluções para problemas específicos no ambiente da instituição.

Em setembro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que a escola foi a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na Região Metropolitana de Belém, e a sexta no Pará com nota 4.6, entre as escolas públicas estaduais e federais.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com a finalidade avaliar a qualidade do aprendizado nacional e criar metas para melhorar o ensino nas escolas.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados