Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Comitiva alemã da Universidade de Stralsund conhece o PCT Guamá

O objetivo é intensificar e desenvolver cooperações com a UFPA, além de identificar outros pontos de interesse e atuação. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

Uma comitiva alemã da Universidade de Stralsund visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na manhã desta quarta-feira (23) para conhecer as estrutura do complexo e suas iniciativas.

O grupo foi recebido por Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, gestora do parque, que ministrou uma apresentação sobre o PCT na sala de treinamento do Espaço Empreendedor.

A equipe foi acompanhada pelo professor Dr. Thiago Soares, professor Dr. Ubiratan Bezerra, professora Dra. Maria Emilia Tostes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e pelo Engenheiro Dr. Carlos Eduardo Rodrigues.

Head do escritório de Ciência de Plantas da Universidade de Stralsund, Caroline Neumann comenta que a comitiva veio à Belém para intensificar e desenvolver cooperações com a UFPA, além de identificar outros pontos de interesse e atuação.

“Conhecemos a Universidade, que é enorme, e outros lugares interessantes como o PCT Guamá. Há pontos em comum que poderíamos agir em conjunto. Pesquisa, ensino, mobilidade de alunos e outras coisas. Estamos ansiosos para trabalhar juntos durante os próximos anos. Gostamos de ver como o campo das energias renováveis trabalha integrado”, finaliza.

O professor Dr. Thiago Soares, à frente da condução da comitiva, explica que a visita é importante porque fortalece a parceria entre as universidades e influencia no processo de internacionalização da UFPA e PCT Guamá. 

“Eles podem nos conhecer melhor ao nos visitar. Com uma parceria sólida outras possibilidades surgem, como intercâmbios, por exemplo. Podemos colaborar mutuamente em pontos de convergência, o que seria positivo para os envolvidos direta e indiretamente, além dos espaços”, comenta.

Conexões internacionais – O PCT Guamá criou canais de cooperação com centros de inovação da América do Sul e Europa em busca de prospecção de seus desenvolvimentos.

Antes de receber a comitiva alemã, o complexo foi visitado, em setembro, por Miguel Torres, pesquisador chileno da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, ligada à Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), e, em outubro, por Pilar Ortega, delegada no Brasil da Agência Espanhola de Inovação (CDTI), enquanto visitou a ZEDE Del Litoral, em Guayaquil, Equador.

Os contatos fazem parte da estratégia da Fundação Guamá em estabelecer parcerias que viabilizem oportunidades ao complexo, seus residentes e associados.

Membro da IASP – Em 2022 o PCT Guamá se tornou membro da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP, em inglês), organização não governamental independente, sem fins lucrativos, líder de ecossistemas de inovação em todo o mundo. Conta com 350 membros e mais de 115 mil empresas em 78 países. A IASP possui status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é responsável por coordenar uma rede de gestores de parques de ciência, tecnologia e pesquisa, e distritos de inovação, com o intuito de potencializar novos negócios a membros e suas empresas.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados