Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Pará terá unidade Embrapii no PCT Guamá

No PCT Guamá, a unidade estará no laboratório Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA)

O estado do Pará contará com três novas unidades de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e ao Ministério da Educação (MCTI), do Governo Federal. Elas vão funcionar em Belém, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e no Senai, e em Santarém, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O anúncio foi feito durante a 27ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 27, em Sharm el-Sheikh, Egito.

No PCT Guamá, a unidade estará no laboratório Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA). Além das três novas unidades no Pará anunciadas, a Amazônia Legal terá mais uma, em Palmas, capital do Tocantins. Somadas, terão recursos da ordem de R$ 9.6 milhões para investimentos em projetos de bioeconomia e inovação, podendo chegar a R$30 milhões, segundo estimativa da Emprapii, com o aporte de empresas.

Os recursos são oriundos de parcerias estabelecidas pela Embrapii com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Ministério da Educação (MEC), e as iniciativas serão orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O valor estimado objetiva gerar inovação industrial, uma vez que o modelo da Embrapii prevê contrapartida financeira das empresas e a participação econômica de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) nos projetos apoiados.

“A bioeconomia de produtos naturais na Amazônia representa mais de 5 bilhões de reais anualmente, sendo que a fruticultura representa, sozinha, mais de 60% desse mercado, em particular o açaí, que gira em torno de um bilhão de reais por ano, assim como o cacau. Essa unidade Embrapii vai permitir aumentar significativamente a contribuição do faturamento da fruticultura sobre o PIB da região amazônica, bem como influenciar positivamente diversas áreas. Isso traz uma visibilidade para o CVACBA e PCT Guamá que reflete no avanço de outras frentes”, explica o coordenador do CVACBA, Hervé Rogez.

Pesquisa e desenvolvimento sobre o cacau é um dos focos do CVACBA

O diretor do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Alexandre Pimenta, entusiasta de uma unidade Embrapii no PCT Guamá, destaca que a unidade aproxima o Parque de projetos desenvolvidos no Brasil e no mundo.

“Possuir uma unidade Embrapii é estratégico, principalmente para uma referência como o PCT Guamá. O conhecimento gerado alcança a iniciativa privada em uma troca dupla, pois o laboratório coloca a tecnologia no mercado e, por outro lado, empresas da região são beneficiadas porque empregam o desenvolvimento nacional e internacionalmente. Não só o PCT se fortalece com a chegada da Embrapii, mas a própria Embrapii por alcançar a zona de influência do parque”, comenta.

Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia – Formado por um grupo de pesquisa que possui mais de 20 anos de experiência em pesquisas de compostos bioativos da Amazônia, o laboratório, instalado no Espaço Inovação do PCT Guamá, oferece serviços que possibilitam o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnológica, cosmetologia, dentre outras.

Ele oferece os serviços de controle de qualidade de compostos bioativos e aspectos bioquímicos e funcionais; determinação da atividade antioxidante; avaliação do perfil de ácidos graxos; determinação da composição centesimal e da qualidade microbiológica; engenharia de produtos naturais; análises termofísicas; tecnologia e desenvolvimento de novos produtos; formulação e padronização de produtos; dentre outros.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados