O representante do Parque Sinergia do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, visitou a sede da Fundação Guamá, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na manhã dessa segunda-feira (7) para conhecer o complexo e prospectar parcerias.
Ele foi recepcionado pelo coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, Milkson Campelo, que apresentou as instalações do Parque e suas iniciativas.
As discussões foram sobre a governança, os desafios, as perspectivas e o planejamento das ações dos Parques Científicos e Tecnológicos, para atender de forma qualificada as demandas e o planejamento de capacitações, de pesquisa e de financiamento. Posteriormente, foi realizada uma visita às instalações do Espaço Empreendedor e do Espaço Inovação, no qual estão instaladas empresas residentes e laboratórios, além de espaços como auditórios e coworkings.
Segundo Ramiro, eventos como estes são importantes para a análise e o planejamento das oportunidades de projetos e negócios presentes e futuros com os Arranjos Produtivos Locais com atuação direcionada para o desenvolvimento da Paraíba. “Esta visita ao PCT Guamá foi muito rica, um momento proveitoso para conhecer novos modelos de negócios, de parque, de prospecção, de negociação e de gestão de relacionamento com o setor produtivo, para realização de ações, projetos e programas de impacto, em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica (ET)”, enfatizou o Assessor Especial, Ramiro Manoel.
Sobre o PCT Guamá
Gerenciado pela Fundação Guamá, organização social sem fins lucrativos, o PCT Guamá é resultado da parceria entre o Governo do Pará, UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil, tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, com maior valor agregado e fortemente competitivos.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi da UFPA e da UFRA em Belém, o Parque conta com mais de 40 empresas residentes (possuem sede instalada na área do parque), mais de 60 associados (possuem sede em área externa, mas são formalmente ligados ao parque) e 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos.
Com informações da DGCOM IFPB e material da Sinergia.