Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Seminário Biomas Internacional

Instituição residente no PCT Guamá, BioTec Amazônia participa de evento que propõe aproximar o conhecimento já produzido pela academia e por instituições de ciência que atuam na zona trópica do Planeta da realidade de projetos de repercussão econômica e social

 O Seminário Biomas Internacional “Os Desafios da Ciência em Novo Pacto Global do Alimento” se realiza virtualmente nos dias 15 e 16 de junho de 2021, no site do Projeto Biomas Tropicais. No evento serão apresentadas soluções de como é possível dobrar a produção de alimentos no Brasil sem a necessidade de novos desmatamentos ou de como é viável transformar a Amazônia no maior celeiro global de produtos naturais, mantendo a floresta em pé.

Organizado e realizado pelo Instituto Fórum do Futuro, o Seminário está dentro da estratégia do projeto Biomas Tropicais que é coordenado pela entidade independente de reflexão (“Think Thank”), presidida pelo Professor Alysson Paulinelli. Entre as instituições participantes, a Organização Social BioTec-Amazônia, que se junta a algumas das maiores autoridades brasileiras e internacionais em ciências relacionadas à Bioeconomia Tropical durante os dois dias de evento.

No primeiro dia de Seminário, às 13 horas, na sala de debate que traz o tema “Como converter uma economia extrativista numa economia do conhecimento com base em espaços de inovação?”, José Seixas Lourenço, diretor-presidente da BioTec-Amazônia, ao lado de Carlos Nobre, que dedicou sua carreira científica à Amazônia, trazem importantes reflexões sobre a bioeconomia. Em contraposição às estupendas potencialidades econômicas, químicas, biológicas e florestais da região o extrativismo ainda é o grande protagonista da cena econômica amazônica. O debate pretende discutir como introduzir na gestão e no planejamento a vanguarda tecnológica da Economia do Conhecimento, atraindo investimentos inovadores e sustentáveis.

Os organizadores do seminário esperam contribuir para aproximar o conhecimento já produzido pela academia e por instituições de Ciência que atuam na zona trópica do Planeta da realidade de projetos de repercussão econômica e social. O Fórum conta, no seu núcleo central, com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a Universidade de São Paulo (ESALQ), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de Estudos estratégicos, o SEBRAE e a FGV-Agro, além de inúmeras instituições regionais em cada um dos biomas estudados.

Os conselheiros do Fórum do Futuro acreditam que mais de 50% das tecnologias sustentáveis já desenvolvidas pelos cientistas brasileiros jamais chegaram à sociedade. Para Alysson Paolinelli, a conexão entre o conhecimento e a sociedade “vai atuar diretamente em um dos mais graves desafios das próximas décadas: produzir mais alimentos para combater a fome e atender ao crescimento populacional e fazer isto de forma sustentável”. Do seminário participarão pelo menos seis universidades internacionais de referência, entre as quais Wageningen, da Holanda; Davis, da Califórnia, e Edimburgh, da Escócia.

Seminário – Pela primeira vez uma frente de Ciência, com algumas das mais importantes lideranças e especialistas nacionais e internacionais em Bioeconomia Tropical se reúne, nos dias 15 e 16 de junho, para apresentar à opinião pública o potencial transformador da visão científica aplicada à qualidade de vida, ao bem-estar e ao desenvolvimento sustentável dos povos tropicais. O debate, que reúne as principais instituições científicas do Brasil e sete Universidades da cena global, pretende ser um marco no Diálogo Agro, Ciência e Sociedade. O evento ocorrerá de forma online através do site: www.educadoragil-evento.com.br/. O mesmo será gratuito e aberto ao público.

Com informações do Projeto Biomas Tropicais e ascom BioTec Amazônia*

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados