Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Governo apresenta proposta para programa nacional de incentivo a soluções inovadoras

Fapespa e PCT Guamá realizam a captação de recursos para 50 proposições de novos negócios no Pará

 

Transformar ideias em negócios inovadores de sucesso com base no desenvolvimento sustentável. Esta é a proposta da “StartUP Pará e Centelha em prol do empreendedorismo do Pará”, apresentada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) à segunda edição do Programa Nacional Centelha, que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora pelo Brasil.

Coord. do Startup Pará, Maria Trindade frisa que a oportunidade de captação de recursos soma com os investimentos feitos pelo Estado. Foto: Agência Pará

Segundo a coordenadora do Programa Startup Pará, Maria Trindade, além da possibilidade de gerar modelos de negócios inovadores, o Pará ganha a oportunidade de captação de recursos que vêm somar com os investimentos feitos pelo Estado. A participação no programa reforça o interesse do Estado em incentivar a cultura empreendedora paraense.

“No Pará, funciona a regra ‘1 para 2’, ou seja, o Estado investe 1 milhão de reais, enquanto o Programa Centelha entra com aporte de 2 milhões, o que totaliza 3 milhões de reais, que serão repassados diretamente aos empreendedores paraenses por edital”, explica a coordenadora. Serão apoiadas 50 propostas paraenses de empreendimentos com o valor de até 60 mil reais.

O Pará é representado pela Fapespa como a instituição contratante ou convenente e pela Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá (Fundação Guamá), organização responsável pela gestão do PCT Guamá, como coexecutora (execução técnica).

O programa está em fase de capacitações online das Equipes Executoras Estaduais. A primeira capacitação aconteceu em 27 de abril de 2021; a segunda capacitação será nos próximos dias 12 e 13 de maio, e versará sobre a Metodologia e Manuais do Centelha; a terceira, em 25 de maio, sobre os Aspectos Jurídicos e Contratuais das Equipes Executoras junto ao programa.

O Comitê Gestor formado por técnicos da Fapespa e do PCT Guamá finalizará a capacitação no mês de maio e seguirá com a elaboração do edital, atendendo as regras da carta convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores Centelha II 06/2020.

O edital para selecionar os empreendedores em cada estado tem previsão de lançamento para agosto desse ano. Clique aqui e acompanhe mais informações do programa.

CENTELHA 

A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), sob a operação da Fundação Certi, organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Texto: Giovanna Abreu (Secom)

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados