Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Empresários de Minas Gerais visitam o PCT Guamá com vista em futuras parcerias

 Empresários do setor de cosméticos e embalagens foram recebidos pela diretoria executiva e por pesquisadores do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na tarde desta terça-feira (1º). A visita foi mediada pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, e pelo diretor de atração de investimentos e negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Manoel Ibiapina, com o objetivo de apresentar as possibilidades de parcerias entre os centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) instalados no parque e as empresas.

Primeira agenda de uma programação que se estende até quinta-feira (3), a visita é resultado da estratégia de atração de empreendimentos ao Estado, como os benefícios do Decreto nº 579, de 2 de março deste ano, que estabelece isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para indústrias que queiram se instalar nos municípios marajoaras. O empresário Zé Antônio Trindade, CEO da Fioforte Indústria de Cosméticos, empresa situada em Nova Lima, Minas Gerais, ressaltou a biodiversidade amazônica como diferencial estratégico.

“Viemos ao Estado com o propósito de firmar um convênio com o Governo do Pará para construir uma fábrica de extratos vegetais e de cosméticos na Ilha do Marajó. Fiquei impressionado com o que encontrei aqui, principalmente na parte de desenvolvimento de óleos, manteigas e extratos vegetais amazônicos, que é do nosso interesse técnico. As instalações são muito bem desenvolvidas, com todo o maquinário necessário e a equipe de pesquisadores é muito competente, exatamente o que a gente estava procurando em termos de parceria”, disse o empresário.

 Estrutura – Os empresários visitaram a estrutura de três dos 17 centros de PDI instalados no parque tecnológico, o Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs), o Centro de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) e o Laboratório de Engenharia Biológica (Engbio), todos ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA), uma das instituições parceiras do PCT Guamá.

No Labtecs, os empresários puderam conferir produtos obtidos a partir da extração supercrítica, técnica atrativa por ser considerada um processo livre de resíduos e por evitar a degradação térmica dos extratos. “Por envolverem produtos de alto valor agregado nos quais a qualidade é determinante, as indústrias de alimentos, farmacêutica, cosmética e química fina, por exemplo, podem se beneficiar diretamente desse tipo de tecnologia”, destacou o coordenador do laboratório, Raul Carvalho.

“Do muruci, por exemplo, podemos obter vários produtos para aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias e de cosméticos. O óleo é rico em ácidos graxos insaturados, compostos associados ao tratamento e prevenção de problemas cardiovasculares; luteína, substância bastante visada pela indústria de suplementos alimentares, devido ao potencial terapêutico na prevenção e tratamento de doenças maculares relacionadas com a idade; e atividade antioxidante. Pode ser usado como azeite de mesa, para produção de hidratante, dentre outros”, complementou o pesquisador.

O secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, avaliou positivamente a agenda. “A visita permitiu que os empresários pudessem se inteirar sobre o que é desenvolvido no PCT Guamá. Essas empresas são grandes e querem desenvolver cosméticos a partir da flora amazônica”.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados