A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá disponibiliza uma bolsa de estágio para o polo de Marabá do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A vaga é destinada a alunos do 4º ao 7º período que estejam cursando, preferencialmente, administração. É necessário ter habilidade com cálculos, arquivamento de documentos e conhecimento do pacote Office. O valor da bolsa é R$ 800,00, o horário de estágio é das 8h às 12h ou das 14h às 18h, de segunda a sexta.
Atividades a serem desenvolvidas:
- Inserir dados de atendimentos de empresas em relatórios, tabelas, gráficos, apresentações e demais documentos inerentes ao Núcleo Operacional;
- Manter organizadas e atualizadas as pastas das empresas;
- Conhecer o Projeto para fornecer informações aos interessados (ler os manuais e receber orientações do Coordenador, Monitor e Técnico Extensionista);
- Manter controle sobre a fase de trabalho em cada empresa (por exemplo: envio de Ficha de Inscrição, execução da 1ª visita, envio das Fichas de Informações,Diagnósticos, Fase de Implantação em andamento – Núcleo ou banco de oferta, avaliação de resultados ou, finalmente, o encerramento do trabalho);
- Atender ao telefone e anotar os recados;
- Auxiliar no preparo de reuniões,
- Agendar visitas de trabalho dos Técnicos Extensionistas nas empresas;
- Acompanhar os trabalhos dos Técnicos Extensionistas nas empresas, quando solicitado;
- Executar trabalhos supervisionados de levantamentos de dados e informações das empresas;
- Auxiliar no preparo de apresentações para as capacitações;
- Efetuar pesquisas técnicas com orientação do Técnico Extensionista, do Monitor Extensionista ou do Coordenador;
- Dar apoio às atividades para execução financeira e organização de prestação de contas do projeto;
- Dar apoio às atividades técnicas de integração entre o N.O, polos de atendimentos e área técnica da proponente que trata do fluxo de formalização da aplicação de melhorias para incremento de competitividade por meio de serviços qualificados.
Critérios de seleção – As candidaturas serão analisadas e submetidas à aprovação do coordenador do PEIEX/Núcleo Pará. A seleção dos candidatos às bolsas estágio se dará por meio de análise comparativa do Curriculum Vitae e entrevista por competência, que avaliará as habilidades de trabalho em equipe com cumprimento de metas, de agir proativamente e de comunicação.
Os interessados devem encaminhar currículo para: cace@fundacaoguama.org.br, com o título ESTÁGIO PEIEX – MARABÁ 2019, até as 18h do dia 21/06/2019.
Contato: (91) 33218908 – Responsável: Milksom Campelo.
Sobre a Apex-Brasil e o PEIEX – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O Programa de Qualificação para Exportação é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.
No Pará, desde 2016 o programa é executado pela Fundação Guamá, OS responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Em dezembro de 2018, além da região metropolitana de Belém, o programa passou a atender as cidades de Marabá e Santarém, podendo ser estendido a um raio de até 100 km dos polos. A metodologia foi renovada, sendo direcionada mais para a prática da exportação.
Sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Resultante da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará, o PCT Guamá foi o primeiro e permanece como único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.
Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.
Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 34 empresas, 18 startups e 4 instituições, ligados principalmente às áreas estratégicas de atuação, que são Biotecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energia; Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral.
Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.