Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Residente do PCT Guamá participa de encontro no Centro de Biotecnologia da Amazônia

Com sede em Manaus (AM), o Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA gerencia recursos do Mdic e propõe fomentar ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo à Amazônia.

Na manhã do dia 27 de fevereiro de 2019, em Manaus (AM), o diretor-presidente da Organização Social BioTec-Amazônia, instituição instalada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, professor José Seixas Lourenço participou da instalação do Conselho Administrativo da Associação Aliança para a Bioeconomia da Amazônia – ABio, que fará a gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA. Na parte da tarde, em visita ao CBA esteve em reunião com José Luiz Zanirato Maia, atual coordenador geral do Centro.

Para gerir o Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA, em agosto de 2018, foi formada a Aliança para a Bioeconomia da Amazônia – ABio, habilitada em primeiro lugar no processo seletivo do Edital de Chamamento Público número 2/2018 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – Mdic. Formada por um conjunto de instituições voltadas à bioeconomia no Estado do Amazonas, as instituições que abraçaram a aliança são referência em PD&I na Amazônia.

Atualmente, o CBA funciona como braço da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, com subordinação direta ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Na prática, a partir da implantação da empresa administradora, o CBA assume sua independência desses órgãos, passando a ter a responsabilidade de gerir os recursos do Governo Federal por meio da Organização Social ABio, da qual a BioTec-Amazônia é parceira.

O objetivo é fomentar a bioeconomia como uma alternativa de desenvolvimento econômico que aproveita, de forma sustentável, os recursos naturais da região para a geração de novos produtos e empresas de base tecnológica, reforçando a produção sustentável por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A estratégia da ABio é contribuir para o aumento da participação de atividades produtivas sustentáveis baseadas na bioeconomia no PIB da Amazônia e fomentar a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Os investimentos previstos pelo então Mdic giram em torno de R$ 11 milhões anuais, nos próximos cinco anos, contrato que pode ser prorrogado no futuro.

Texto: Assessoria de Comunicação Organização Social BioTec-Amazônia

Imagem: Divulgação

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados