Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Fazenda orgânica paraense ganha destaque internacional

Da floresta à mesa. Este é o lema da Fazenda Bacuri, empresa associada ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá que está ganhando força no mercado nacional e internacional, apostando na biodiversidade amazônica, com foco em produtos orgânicos. A empresa teve início da década de 70 quando Henrique Osaqui, o patriarca da família, adquiriu a propriedade no município de Augusto Corrêa, a 250 km de Belém. De forma empírica, ele começou a fazer o manejo do bacurizeiro, observando a  brotação por raiz, período de floração, frutificação, período de safra, polinizadores, formatos de frutos, viabilidade econômica, chegando a implantar um sistema agroflorestal na propriedade.

Em 2009, a filha, Hortênsia Osaqui, começou a assumir a fazenda para dar continuidade ao trabalho do pai, preservando a identidade do que havia sido construído até então e modernizando a propriedade para aumentar o retorno financeiro. Foi então que a família passou a planejar um arranjo econômico, fazendo a manutenção das áreas de manejo, verticalização da produção por meio da implantação de uma agroindústria para o aproveitamento das frutas, artesanato, avicultura alternativa com o aproveitamento do sub bosque do bacurizeiro, meliponicultura utilizando abelhas nativas e turismo de experiência.

Em 2014 inauguraram a agroindústria artesanal para processar polpa de frutas, doces, geleias, compota, licores e biscoitos de massa de mandioca. Atentos às questões ambientais, em 2016 tiveram a iniciativa de buscar a certificação orgânica para o mercado brasileiro mas, sabendo da força dos produtos, já estavam se preparando para, no ano de 2017, ter certificação orgânica válida também na Comunidade Europeia e nos Estados Unidos. Foram cerificados por auditoria pela IBD, maior certificadora da América Latina. Hoje são uma empresa familiar pioneira na certificação orgânica e na verticalização de produtos acabados no estado do Pará.

IMG_20160216_080859208_TOP-(1)

“Para um pequeno produtor confesso que não é fácil, porque é um investimento econômico alto, mas é um paradigma que precisamos quebrar porque os sistemas de produção na agricultura familiar em nosso Estado estão, em sua maioria, relacionados com o homem em uma horta e não numa pequena agroindústria. Não estou desmerecendo esse produtor, mas temos condições e capacidade de não sermos apenas produtores de matéria prima”, afirmou a empresária Hortensia Osaqui.

Rede de apoio – Enquanto pequenos produtores, a Fazenda Bacuri tem se cercado por um rede de instituições com competências em diferentes áreas para o bom desenvolvimento do seu negócio, como a Secretária de Desenvolvimento Agricultura e Pesca (Sedap), a Secretária de Turismo (Setur), a Adepará, a Emater, a Embrapa, a Universidade Federal Rural da Amazônia, o Instituto Federal do Pará, o Sebrae no Pará, a Fiepa, dentre outros.

No Parque de Ciência e Tecnologia Guamá a empresa tem apoio do Programa de Qualificação para Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/Apex-Brasil). Por meio do programa, foram criadas estruturas e fichas técnicas para os produtos e implantação de planilhas de controle.

A empresa conta também com o apoio do Guamá Business, unidade de negócios do parque tecnológico. Por meio da unidade, a Fazenda Bacuri contratou, a preços diferenciados, os serviços do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório de ponta com expertise em produtos da biodiversidade local.  O centro realizou análises físico-químicas dos produtos para que a empresa pudesse atender as exigências do mercado externo.

Participação em feiras – A qualidade dos produtos desenvolvidos e a certificação abriram portas para a Fazenda Bacuri. Neste ano, no mês de junho, a empresa participa de importantes feiras do setor, a Bio Brazil Fair/Biofach América Latina, considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina e a Saitex 2017, maior feira multisetorial do continente africano. A participação nas duas feiras veio em decorrência de chamadas públicas realizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada à Casa Civil da Presidência da República. Para a primeira feira a secretaria selecionou 10 empreendimentos e para a segunda, 8.

Em 2016, o volume de negócios prospectados pelas cooperativas selecionadas pela Sead na Saitex ultrapassou R$4 milhões. Nas últimas edições, os produtos do brasil também foram negociados no mercado chinês e europeu.

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá
Fotos: Danillo Paixão/Divulgação

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados