Saiba como foi o bate-papo entre o COO do Start-Up Brasil, Vitor Andrade, e empreendedores locais
Na última sexta, 23/9, o PCT Guamá recebeu a visita do Vitor Andrade, COO do Start-Up Brasil, programa nacional de aceleração de startups, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Softex. Desde 2013 o Start-Up Brasil investiu em 183 startups de 17 estados brasileiros e 13 países. Antes de ser COO do programa, o Vitor também atuava com o desenvolvimento de startups. Aproveitamos toda esta bagagem dele e o convidamos para compartilhar algumas dicas para os empreendedores locais elaborarem a proposta perfeita, em termos técnicos, para o edital.
O Vitor começou o bate-papo informando alguns números gerais relacionados à inscrição do programa: cerca de 30% dos projetos recebidos não são nem avaliados pela comissão. Isto porque os empreendedores não atentam aos critérios básicos de elegibilidade do edital, como o tempo mínimo de abertura do CNPJ, por exemplo; 60% dos projetos são submetidos em cima do prazo. É compreensível que o empreendedor queira trabalhar bem a elaboração da proposta, mas ao deixar a inscrição para a última hora – literalmente muitos fazem isso, o empreendedor corre o risco de estar sujeito às instabilidades do sistema e não conseguir entregar o projeto em tempo hábil.
O Vitor também informou que, basicamente, o processo de seleção se resume em duas grandes etapas, uma que avalia se o projeto atende ou não os critérios básicos de elegibilidade e outra que avalia o conteúdo e a relevância do projeto. Ao todo, a submissão de propostas, avaliação e negociação com as aceleradoras dura em torno de 5 meses, em termos de desenvolvimento de startups o tempo é longo, então é preciso que o time tenha fôlego para continuar o desenvolvimento de seu negócio.
Um ponto destacado por Vitor é sobre como as startups descrevem as suas inovações. Não basta escrever “o meu produto/processo é inovador”, o empreendedor tem que deixar a sua solução muito clara, uma maneira de fazer isto é comparando o produto e/ou processo ao que já existe no mercado, por exemplo, desta forma, os avaliadores conseguem visualizar, de maneira clara, qual a inovação que o projeto oferece.
A escrita é outro ponto muito importante. Imagine uma comissão que avalia milhares de propostas. Visualizou a cena? Para garantir que a sua se destaque, é necessário encontrar um equilíbrio entre a linguagem técnica e a de mercado. É muito importante deixar claro, logo no primeiro parágrafo, o que é o seu projeto, quem ele atende e que problemática resolve. Desta forma você chama a atenção do avaliador e garante atenção dele para os próximos parágrafos, que explicam detalhadamente, tudo o que foi citado no primeiro.
Cerca de 20 empreendedores participaram do bate-papo. Muitas dúvidas foram esclarecidas e, se pudéssemos, teríamos segurado o Vitor até às 22h. Ele estava na cidade a convite da Fiepa e do Sebrae Pará, para participar do Sebrae Startup Day, evento promovido na quinta-feira no hotel Sagres.