A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Cultura estão selecionando 61 profissionais culturais (pessoas físicas), de seis setores das indústrias culturais para participar da 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul), que será realizado de 17 a 20 de outubro em Bogotá, na Colômbia.
Podem participar profissionais dos segmentos: audiovisual (10 pessoas), livro e leitura (10), música (10), artes cênicas (10), jogos eletrônicos (10) e 1 para realização de desfile de moda.
As inscrições para o recebimento de apoio financeiro estão sendo realizadas exclusivamente por meio do sistema da Apex-Brasil. Elas ficam disponíveis até às 23h59 do dia 4 de agosto de 2016 (horário de Brasília). Para habilitação, será necessário, além de completar todos os itens obrigatórios, entregar Portfólio, clipping de mídia, arquivos de áudio e vídeo, links para sites próprios, entre outros materiais que atestem o mérito cultural/artístico dos trabalhos a serem apresentados no MicSul.
O processo de seleção dos profissionais será realizado em quatro etapas: inscrição, habilitação da documentação enviada, avaliação e seleção dos profissionais, e apresentação da documentação complementar.
Pelas regras do edital, não serão aceitas mais de uma inscrição por pessoa física e a candidatura só será efetivada após o envio da proposta, por meio eletrônico, com todos os anexos requeridos.
O Micsul
Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de dez países da América do Sul, entre os quais Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Durante o Micsul, são realizados negócios entre empreendedores, empresas ligadas à área cultural, produtores e artistas.
Atualmente, o Micsul é o principal encontro regional voltado a mercados culturais e criativos da região, destinado a micro e pequenos empreendedores. O mercado incentiva o consumo e a circulação de bens culturais na América do Sul, além de impulsionar venda e comercialização de bens e serviços. A expectativa é que, este ano, o evento reúna mais de 3000 pessoas de 10 países da América do Sul, além de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África.
O evento conta com espaços para rodadas de negócios, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas e estandes institucionais, além de construção de redes de contatos por meio de fóruns de discussão.
Clique aqui para conferir o Edital.
Clique aqui para acessar o Formulário.