Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Empreendedores contemplados pelo Tecnova apresentam produtos em evento

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e a Fundação Amazônia Paraense de Amparo de Estudos e Pesquisa (Fapespa) promoveram, na manhã desta quinta-feira (1), o evento “Bom dia, Inovação!”. Na ocasião, cinco novas empresas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação contempladas  pelo  Programa Tecnova Pará apresentaram produtos e processos inovadores, trocaram experiências e discutiram possíveis parcerias.

A iniciativa faz parte dos planos da Sectet e da Fapespa de induzir a articulação entre estado, empresas e pesquisadores, para gerar uma economia do conhecimento, geradora de emprego e renda.  “Visitamos as empresas contempladas com os recursos financeiros do Tecnova  e tivemos ótimas surpresas. São equipes  que estão desenvolvendo ideias e produtos  inovadores, com grande potencial de aceitação no mercado, mas  que ainda encontram dificuldade de ampliar seu público consumidor. Queremos estimular a formação de novos negócios, esse é o objetivo deste evento”, destacou o presidente da Fapespa, Eduardo Costa. 

O titular da Sectet, Alex Fiuza de Mello, ressaltou que é de grande importância estabelecer uma mudança cultural na relação entre o setor produtivo e o setor acadêmico.  “O que nos falta não é conhecimento e nem capacidade de empreender,  é a união das duas coisas. Por um lado, temos muitos pesquisadores que se preocupam exclusivamente em publicar e, de outro, empresários que importam soluções tecnológicas de outros lugares. É preciso reverter esse quadro e, por isso, estamos aqui hoje”. 

Empreendedorismo Inovador –  Durante o evento, micro e pequenos empresários ligados ao setor de TIC  apresentaram soluções inteligentes desenvolvidas para diversos setores, como trânsito, logística, segurança e comércio. As cinco empresas que apresentaram seus produtos ao longo da manhã foram: “Zaizan Representação”; “Acelera Startups”; “Jambu Tech”; “Mover”; e  “Connecta Networking”.

“Sem os recursos disponibilizados pelo Tecnova, não seria possível colocar nossa ideia em prática e transformá-la num negócio viável, porque não tínhamos o capital para começar”, destacou o empresário Eduardo Hiroaki Ikeda, proprietário da Zaisan. Na ocasião, ele relatou a experiência de sua empresa no desenvolvimento do sistema “Smartbus”, criado para melhorar a mobilidade urbana por meio de software e hardware específicos para monitoramento em tempo real dos ônibus que atendem à população.

Tecnova Pará – O Programa Tecnova é uma iniciativa da Financiadora de Estudo e Projetos (FINEP) para trabalhar de forma conjunta com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) dos estados, como parceiras descentralizadas, estruturadas e capacitadas para dar apoio e amparo ao fomento dos projetos. No Pará, a parceria foi ampliada com a Sectet e tem a colaboração  do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá). Ao todo, 15 micro e pequenas empresas paraenses foram contempladas com recursos financeiros oriundos da Finep e do Governo Estadual para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Sectet
Foto: Manoela Costa 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados