Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Dia da árvore é comemorado com ação vida saudável e plantio de mudas no PCT Guamá

 

 

Na manhã desta terça-feira (22/09), cerca de 140 pessoas que vivem nos bairros do Guamá e Terra Firme, áreas vizinhas ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), participaram da ação Vida Saudável no PCT Guamá, em Belém (PA). A iniciativa foi composta por uma caminhada nas vias do Parque, atendimentos de verificação da pressão arterial, peso e altura, uma parceria entre o PCT Guamá e o programa Saúde na Cidade, do Laboratório Beneficente de Belém, e plantio de árvores.


A programação teve início às 7h da manhã e envolveu caminhantes regulares, que já se envolveram em outras ações socioambientais do parque tecnológico, e novatos. “Tenho o costume de caminhar todos os dias à tarde aqui na área do parque e de manhã faço hidroginástica. Dou muita importância à atividade física porque eu era fumante e quando parei engordei alguns quilos, então sempre que posso estou me movimentando”, declarou Maria Ribeiro da Costa, 67 anos, aposentada.  


O aposentado Ulielson Pereira Gonçalves, 65 anos, participou pela primeira vez da ação. “A minha cunhada me convidou para a caminhada e mesmo sem ter o costume de fazer exercício resolvi participar. Gostei bastante e, como moro perto daqui, espero conseguir criar o hábito de caminhar todos os dias”, afirmou.



Os participantes percorreram as vias do parque (foto acima) e realizaram o plantio de mudas de ucuuba, andiroba e camu camu, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. “Gostei bastante da iniciativa, a partir de agora, toda vez que eu caminhar no parque, vou ficar de olho nas mudas que ajudei a plantar para poder acompanhar o crescimento delas”, afirmou Rosalina Almeida, 66, aposentada.


O programa Saúde na Cidade, do Laboratório Beneficente de Belém, realizou 93 atendimentos de verificação de pressão arterial, peso, altura e massa corporal (foto abaixo). Cada atendido recebeu um cartão com as suas informações para fazer o acompanhamento do seu progresso nas próximas ações. “Ficamos felizes em participar mais uma vez desta ação. Pudemos constatar que a maior parte dos caminhantes está em boa forma”, declarou Mercedes Porpino, coordenadora do projeto social Hélio de Oliveira – Viver é Amar, do Laboratório Beneficente de Belém.  



O diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia, Antônio Abelém, participou da ação e agradeceu o envolvimento da comunidade. “É muito gratificante saber que conseguimos a boa adesão da comunidade, este evento já faz parte da agenda anual do parque. O nosso intuito é, cada vez mais, integrar a comunidade das áreas vizinhas ao PCT Guamá, declarou.


Instituições parceiras do PCT Guamá também estiveram presentes na ação. “Consideramos elementar o apoio à comunidade e estamos felizes em presenciar esta ação de incentivo à prática de atividades físicas e de orientações de saúde que, muitas vezes, não chegam aos bairros”, declarou Nilde Souza, conselheira do Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Fiepa. “Incentivamos ações desta natureza na universidade e prezamos pela integração da comunidade à universidade. Ficamos muito satisfeitos em constatar que o PCT Guamá também segue estes preceitos”, afirmou Maria Josefa Quadros, diretora de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Pará (UFPa).


Parceiros – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).


Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Redes, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).


 

Informações e fotos – Ascom PCT Guamá 

 

 

 

 

 

 

 

 



Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados