Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Comissão Europeia e Apex-Brasil conhecem gestão e operação do PCT Guamá



Comissão Europeia e Apex-Brasil conhecem gestão e operação do PCT Guamá


As vocações tecnológicas e as oportunidades de serviços e espaços no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) foram apresentadas a agentes governamentais das áreas de ciência e tecnologia, comércio, agricultura e meio ambiente que formulam políticas públicas na Comissão Europeia. A  visita, realizada na tarde desta quarta-feira (22), foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), tendo à frente a gerente executiva Ana Paula Repezza, da área de Facilitação para Negócios Internacionais da Apex-Brasil, e tem como missão apresentar iniciativas na área de sustentabilidade nos estados do Pará e Amazonas.

Na visita ao PCT Guamá, em Belém (PA), os participantes foram recebidos pelo diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém (acima), que, em atenção à temática do programa, sustentabilidade, destacou os projetos e empresas em desenvolvimento na área de biotecnologia no PCT Guamá e no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (PIEBT-Universitec-UFPA), parceiro do Parque.

Questões como a relação das empresas em processo de incubação com os universitários da UFPA, a participação de fundos de capital de risco e as iniciativas de fomento à cultura de empreendedorismo inovador foram abordadas pelos visitantes. “Os laboratórios que operam no PCT Guamá e na UFPA, assim como as empresas incubadas no PIEBT-UFPA, mantêm forte relação com estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. Alguns compõem parte das equipes destes ambientes de inovação. Em relação à presença de capital anjo ou venture capital, o PCT Guamá está buscando parcerias para participar de Fundos e de programas que incentivam a aceleração de empresas de base tecnológica. Também somos parceiros da Universitec-UFPA em iniciativas de estímulo ao espírito empreendedor dentro da universidade”, explanou Abelém.

Após conhecerem como funcionam a gestão e a operação do PCT Guamá, os participantes da Comissão Europeia participaram de visita técnica na área externa do Parque e na Universitec-UFPA, onde foram recebidos pela coordenadora do PIEBT-UFPA, Iara Neves Oliveira, pela equipe da Universitec-UFPA e pelos empreendedores Fábio Moura (Amazon Dreams), Carlomagno Bahia (Amazônia Biotech) e Alex Guedes Alves (Amazon Biotech), da área de biotecnologia (abaixo). Lá, conheceram como opera a agência de inovação, a incubadora da UFPA e as empresas em processo de incubação, cujos negócios têm como base compostos da biodiversidade da região amazônica.



Parceiros – O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).  


Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados